Setor do mamão protocola documento solicitando isenção da taxa do PTV na Bahia
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) protocolou, no último dia 12, na Secretaria de Agricultura da Bahia, um documento solicitando a isenção da taxa de emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) no Estado. O secretário da pasta, Eduardo Salles, acompanhado de sua equipe técnica, recebeu o pedido das mãos do diretor regional da Brapex na Bahia, Ulisses Brambini.
Hoje, a Bahia é o segundo Estado com a taxa mais alta para emissão da permissão, sendo cobrado o valor de R$37,50. A média do valor das Unidades da Federação que cobram é de R$ 20,67. O alto custo na Bahia onera a atividade do mamão, importante cultura geradora de renda e empregos na região sul do Estado. “Não podemos ter esse custo elevado com uma das tributações mais altas do país. É preciso que o governo se sensibilize e apoie o setor produtivo do mamão”, destaca Brambini.
De acordo com o diretor da Brapex, além da isenção do imposto, outra medida necessária é a contratação de mais profissionais para emissão desse documento. Atualmente, os produtores da fruta dependem de apenas um técnico para atender vários municípios do extremo sul. Após a reunião, Brambini disse que a contratação de um profissional para realizar este trabalho no município de Teixeira de Freitas está próxima. “Tivemos o compromisso verbal da equipe do governo que haverá essa contratação, faltando saber só a data do início do trabalho”, afirmou.